Durante a assinatura de termos da reforma e implantação do aeródromo no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, na manhã desta terça-feira (28), no parque que fica localizado no município de Jateí (MS), o deputado estadual Renato Câmara falou sobre a importância econômica e ambiental do parque para toda a região e participou da entrega de uma aeronave de combate a incêndios florestais.
Criador e coordenador da Frente Parlamentar de Desenvolvimento das Unidades de Conservação Ambiental no Mato Grosso do Sul, o deputado apontou o potencial turístico, ambiental e econômico do parque, que pode contribuir para desenvolver toda a região.
“Trabalhamos para despertar a importância desse parque para gerar uma nova matriz econômica que é o turismo. O parque está muito próximo à Dourados, que possui o único aeroporto de médio-porte da região e, ainda, tem a possibilidade de atrair turistas de várias partes do mundo, como houve manifestações da Alemanha e Japão, para observação de pássaros, que é um nicho de turismo muito específico. Hoje o parque possui mais de 300 espécies de pássaros catalogadas”, ressaltou o parlamentar.
Além de Renato Câmara, estiveram no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) Jaime Verruck, representando o governador do Eduardo Riedel, o diretor-presidente do Imasul, André Borges, o prefeito de Jateí, Eraldo Jorge Leite, o prefeito de Taquarussu, Clóvis do Nascimento, a prefeita de Naviraí, Rhaiza Matos e autoridades do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental e vereadores.
Foram assinados termos da reforma e implantação do aeródromo no parque e entregues um avião de combate a incêndios e um gerador de energia. A região teve grande incidência de incêndio em anos anteriores, o que torna a pista de pouso fundamental no combate a incêndios.
Ao todo, os investimentos somam mais de R$ 20 milhões e, segundo o secretário Jaime Verruck, o governo está focado em sustentabilidade "A preocupação é tornar o Estado sustentável, mas com ações efetivas como estas que estamos entregando hoje", explicou.
Conforme informações da Semadesc, o Parque abriga a maior bacia hidrográfica de Mato Grosso do Sul que é a bacia do Ivinhema, e possui um mosaico de áreas protegidas de unidades de conservação que ultrapassam 73 mil hectares.
“Em 2023 completa 25 anos do decreto que possibilitou a abertura do Parque das Várzeas do Rio Ivinhema. Eu, como coordenador da Frente Parlamentar de Desenvolvimento das Unidades de Conservação Ambiental, tenho militado pela abertura das mais de 100 unidades de conservação do Mato Grosso do Sul, para conseguir investimentos e abrir os parques para o turismo, gerando emprego e renda através dessa atividade para nosso Estado”, finalizou Renato Câmara.