Ao destacar a conquista na semana do Meio Ambiente, Renato que também é vice-presidente da ALEMS chamou a atenção para as lutas que têm empreendido em prol do Prq Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema. “Nossa luta é para que este Parque seja aberto ao público, tenha visitação das famílias sul-mato-grossenses, principalmente, das regiões locais, do Vale do Ivinhema, Grande Dourados, Cone Sul, e de turistas de todos os lugares. O que sugerimos é fomentar o turismo a partir do Parque”.
Renato Câmara defende sua ideia do turismo ecológico e afirma que este setor, com certeza, vai ser a mola propulsora do desenvolvimento de toda a região. “Diversos empreendimentos turísticos poderão ser explorados de forma ecossustentável, começando pelo turismo de contemplação, afinal, este Parque é um santuário ecológico, com belezas naturais da flora e fauna exuberantes. Por isso, o Governo do Estado também lançou hoje o Guia de Aves do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema”, observou o deputado.
MELHORIAS NO PARQUE
Os recursos a serem investidos no Parque das Várzeas do Ivinhema serão aplicados na construção de novo galpão de maquinário, revitalização da base de apoio da PMA (Polícia Militar Ambiental), reforma da sede e das dependências administrativas e melhorias nas instalações hidráulicas.
Os programas e projetos lançados pelo Governo do Estado, passa pela sustentabilidade, verde, próspero e digital, com tecnologia, economicidade e eficiência nas atividades, tendo como objetivo central construir um “Estado verde”. Somente o projeto Sementes do Taquari, que vai reflorestar uma área de 1.800 hectares de solo degradado localizada nas cabeceiras do rio Taquari, na região Norte do Estado, prevê na 1ª fase investimento de R$ 5 milhões e o plantio de 2 milhões de árvores, com o apoio de diversos parceiros da iniciativa privada. Será o maior projeto de recuperação ambiental em unidade de conservação do Brasil.
“Todos estes e outros investimentos e ações confirmadas pelo governo do Estado têm o apoio de nós da Comissão de Meio Ambiente da ALEMS. Por isso, merece nossa menção e destaque”, reiterou Renato Câmara.