Após Mato Grosso do Sul, a Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste) realiza caravana em Mato Grosso nesta sexta-feira (22) com a participação de ministros de Lula. Na primeira fase da Caravana, em MS, foram lançadas novas linhas de crédito, como o FCO Mulheres Empreendedoras e o FCO Irrigação.
Em Mato Grosso, o evento acontecerá na capital do Estado, Cuiabá, no Salão Negro da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, das 9h às 17h. Nessa primeira fase, o projeto itinerante percorrerá as capitais dos estados do Centro-Oeste com intuito de facilitar o acesso de empresas, produtores rurais, agricultores familiares e microempreendedores individuais às linhas de crédito da Autarquia.
Durante a programação, a Sudeco também oferecerá atendimentos com orientações e informações sobre o FCO (Fundo Constitucional de Financiamentodo Centro-Oeste) e FDCO (Fundo do Desenvolvimento do Centro-Oeste), preenchimento das Cartas-Consultas do FCO Digital e capacitação para as áreas técnicas que atuam com a autarquia nos convênios.
Além da equipe técnica da Sudeco, o Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; o Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; o Governador de Mato Grosso, Mauro Mendes; representantes da ALMT (Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso), Sebrae e das instituições financeiras Banco do Brasil, Sicredi e Sicoob.
De acordo com a Superintendente, para o próximo ano, a ideia é retornar aos estados de forma regionalizada, atendendo também os municípios importantes para o desenvolvimento regional e aqueles com potencial de desenvolvimento.
A Caravana da Sudeco em Cuiabá conta com a parceria do Governo de Mato Grosso, Assembleia Legislativa do estado, Sebrae, Banco do Brasil, Banco de Brasília, Sicoob, Sicredi, FCDL (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do estado), ACCUIABÁ (Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá), e FACMAT (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Mato Grosso).
Na primeira fase da Caravana, em Mato Grosso do Sul, foram lançadas novas linhas de crédito do FCO: FCO Mulheres Empreendedoras, com condições diferenciadas às empresas e propriedades rurais de menor porte dirigidas por mulheres; e FCO Irrigação, voltado para produtores rurais, cooperativas e associações que se dedicam às atividades produtivas no setor rural financiando serviços e projetos de irrigação e drenagem, infraestrutura hídrica como barragens e energia.
Na ocasião, a Superintendente da Sudeco, Rose Modesto, enfatizou que o FCO é uma das principais ações de fortalecimento do Centro-Oeste e está alinhado às políticas de desenvolvimento do Governo Federal.
“Assim como o Presidente Lula, queremos diminuir as desigualdades sociais e este é um dos pontos-chave da Caravana, chegar até os pequenos e médios empresários de forma mais simplificada e com menos formalidades. Além disso, contribuiremos com o fortalecimento do setor produtivo, atendendo todo mundo, sem deixar ninguém para trás”, concluiu.