noticias892 Seja bem vindo ao nosso site Agito Ivinhema!

Notícias

Roberto Hashioka “O homem que transformou a vida das pessoas e colocou Nova Andradina conhecida nacionalmente”

Publicada em 12/09/23 às 16:00h - 39 visualizações

Bata News


Compartilhe
Compartilhar a noticia Roberto Hashioka “O homem que transformou a vida das pessoas e colocou Nova Andradina conhecida nacionalmente”  Compartilhar a noticia Roberto Hashioka “O homem que transformou a vida das pessoas e colocou Nova Andradina conhecida nacionalmente”  Compartilhar a noticia Roberto Hashioka “O homem que transformou a vida das pessoas e colocou Nova Andradina conhecida nacionalmente”

Link da Notícia:

Roberto Hashioka “O homem que transformou a vida das pessoas e colocou Nova Andradina conhecida nacionalmente”
 (Foto: Agito Ivinhema)

Uma cidade antes em fase de crescimento, mas parada por falta de gestão política, não era reconhecida como deveria ser, mesmo sendo a cidade polo do Vale do Ivinhema, esta era Nova Andradina-MS. Hoje o município tem duas histórias, uma antes de Roberto Hashioka, que era uma cidade conhecida apenas por povo acolhedor, e que precisa de alguém para transformá-la em uma cidade referência no Brasil e conhecida mundialmente. E outra, após essa transformação proporcionada por um homem “Roberto Hashioka” que transformou a vida das pessoas e colocou a cidade para ser reconhecida nacionalmente.

Roberto Hashioka iniciou sua carreira profissional no Departamento de Estradas de Rodagem de Mato Grosso do Sul (Dersul) em 1981, na função de Chefe do Setor de Obras da 9ª Residência Rodoviária em Nova Andradina. Ao longo de duas décadas comandou os mais relevantes projetos rodoviários de interligação entre os municípios das regionais do Vale do Ivinhema, Dourados e Três Lagoas.

Eleito prefeito de Nova Andradina em três oportunidades (2001-2004), (2005-2008) e (2013- 2016), obteve a maior aprovação popular do Estado, contemplado com o título de “Campeão de Popularidade”, com 93% de aprovação em seu segundo mandato.] Reconhecido nacionalmente pela Abrinq como “Prefeito Amigo da Criança”. Premiado como “Prefeito Empreendedor” pelo Sebrae Mato Grosso do Sul, por dedicar especial atenção ao Desenvolvimento e apoio à industrialização do município e pela criação da Finova, fundação pioneira nas áreas de Tecnologia e Inovação.

Pela ambiência favorável à criação de espaços e atrativos para promover inovações no setor produtivo, também foi premiado pelo Sebrae nacional como “Prefeito Empreendedor” com o “Melhor Projeto da Região Centro-Oeste”. Vencedor do 1º Prêmio “Mérito Brasil de Governança e Gestão Públicas”, concedido pelo Tribunal de Contas da União, por sua atuação de destaque nas áreas de gestão e transparência na aplicação de recursos públicos.

Audacioso e com ideias inovadoras, visão de futuro, mais do que transformar a cidade, ele tinha a missão de transformar a vida das pessoas, com um propósito, deixar um legado nesta cidade em que escolheu para viver com sua família, e espera passar o resto da minha vida, mas que, juntamente com sua esposa Dione Hashioka, pretende fazer muito mais por Nova Andradina. Cidade abençoada, formada por um povo ordeiro e trabalhador, cidade de cidadãos que lutam e que se dedicam para fazer da cidade um polo industrial e uma das melhores cidades de MS.

Atualmente Deputado Estadual, Hashioka, vem lutando pelo desenvolvimento de toda a região do Vale do Ivinhema, sem esquecer os demais municípios de Mato Grosso do Sul. Recentemente nossa reportagem esteve em seu gabinete e falamos sobre desenvolvimento regional, e ele nos dizia, mais do que nunca, temos que prepararmos os nossos municípios para o futuro. Um futuro de desenvolvimento, de oportunidades, de novos empreendimentos para as cidades, além de Nova Andradina, é hora de fazer as cidades vizinha prosperar, e ter ganhos econômicos e políticos com projetos inovadores que sonhamos para a região.

Por trás desse homem batalhador e parece incansável, tem sempre a presença de sua esposa Dione Hashioka, que em sua trajetória na política, Dione foi eleita com 19.843 votos para o primeiro mandato parlamentar em 2006. Foi presidente da Comissão de Saúde, integrando as Comissões do Meio Ambiente, Educação e as comissões especiais da Companhia Energética de São Paulo (CESP) e do Agronegócio. Em 03 de outubro de 2010, foi reeleita com 24.636 votos, iniciando seu mandato no cargo de 2ª vice-presidente da Casa de Leis. O casal tem três filhos: Roberto, Fábio e Lucas, e um neto, Victor.

Dione Hashioka, uma mulher determinada, com ideias inovadoras, é reconhecida nacionalmente por sua garra e determinação. Sempre presente nos eventos políticos e sociais que ocorrem no município, e a exemplo do esposo, vem ganhando cada vez mais a confiança da população e destaque político, fazendo com que os na andradinenses já sonhe com essa guerreira administrando o município, transformando sonhos em realidade, recolocando a cidade no topo das mais avançadas no estado, e no cenário nacional.

Vamos conhecer o que faz um deputado estadual.

Eles são representantes da população na Assembleia Legislativa de seu respectivo estado e têm como principal objetivo propor, elaborar, emendar, aprovar e revogar as leis relacionadas ao território estadual, sem entrar em conflito com as normas federais ou municipais.

Faz parte das atribuições de um deputado estadual, por exemplo, criar ou modificar tributos estaduais e aprovar leis sobre o funcionamento de instituições como a Polícia Civil ou o Ministério Público. Além disso, o deputado estadual fiscaliza o trabalho do governador, do vice-governador e dos secretários estaduais.

Eles julgam as prestações de contas e fiscalizam se as ações da administração pública local são executadas ou não. Os deputados estaduais também podem abrir e conduzir investigações contra o governo estadual. Também são eles que abrem o processo para destituição do governador e do vice-governador, o impeachment.

Quem pode ser um deputado estadual?

Para concorrer ao cargo de deputado estadual, é preciso cumprir alguns pré-requisitos:

Possuir nacionalidade brasileira;

Estar em pleno exercício dos direitos políticos;

Ter domicílio eleitoral no estado em que pretende concorrer;

Estar filiado a um partido político e ter sido escolhido para concorrer ao cargo, em convenção partidária. Ser alistado junto à Justiça Eleitoral;

Ter a idade mínima de 21 anos, a serem completados até a data oficial da posse.

Qual o número de deputados estaduais em cada estado?

A Constituição Federal estabelece um método para calcular o número de deputados que podem ocupar cadeiras na Assembleia Legislativa de seu respectivo estado.

Para os estados com até 12 deputados federais, o número de deputados estaduais deve ser o triplo da representação na Câmara dos Deputados. Os estados com mais de 12 deputados federais têm direito a 36 deputados estaduais mais um deputado estadual para cada cadeira a mais.

Por exemplo, um estado com 15 deputados federais, têm direito a 39 cadeiras nas assembleias legislativas: 36 vagas previstas mais 3 cadeiras adicionais.

Atualmente, o estado brasileiro que elege mais deputados estaduais é São Paulo, com 94 deles.

No caso do Distrito Federal, os deputados são chamados de distritais e acumulam poderes de deputado estadual e de vereador, porque no DF não ocorrem eleições para prefeitos e vereadores.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (67)99997-0369

Copyright (c) 2024 - Agito Ivinhema
Converse conosco pelo Whatsapp!