Através de Indicação aprovada simbolicamente no plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o vice-presidente da Casa, deputado Renato Câmara (MDB), está reivindicando a ampliação do quadro de servidores do Hemocentro do município de Dourados, para melhor atender as demandas do importante órgão. A solicitação foi endereçada diretamente ao governador do Estado Eduardo Riedel e ao secretário de Estado de Saúde Maurício Simões Corrêa.
“Trata-se de um pleito que recebemos da Câmara Municipal de Dourados através da Indicação nº 1509/2023 do vereador Laudir Munaretto. O presidente da Câmara solicita a nossa intervenção junto ao Estado visando à designação de mais servidores para o atendimento das pessoas que vão ao Hemocentro de Dourados, devido ao expressivo crescimento das doações de sangue na cidade. O Hemocentro desempenha papel fundamental para salvar vidas não só para o município, mas também para toda a região, atendendo diretamente a uma população de 10 municípios adjacentes”, justifica Renato Câmara.
O parlamentar frisa em sua Indicação que o Hemocentro de Dourados é uma unidade fundamental no sistema de saúde do nosso Estado, realizando aproximadamente 900 coletas de sangue por mês e fornecendo um suporte inestimável aos hospitais da cidade e região. “No entanto, tem-se observado uma defasagem preocupante no quadro de funcionários devido a afastamentos por licença médica, férias e aposentadorias. Este cenário tem levado a uma sobrecarga insustentável dos servidores atualmente em atuação, o que poderá, a curto prazo, comprometer a qualidade e a segurança dos serviços prestados”.
Ao apresentar estas considerações, o deputado alerta que o impacto desta deficiência de pessoal não apenas põe em risco a eficiência operacional do Hemocentro, mas, também pode afetar a segurança dos pacientes que dependem de transfusões regulares e emergenciais. “Assim, é de suma importância que seja realizada a ampliação do quadro de servidores, garantindo que o Hemocentro de Dourados possa continuar a oferecer atendimento de excelência à população”, defende Renato Câmara.