Comprovando que está atento às principais reivindicações das entidades e da população, o deputado estadual Renato Câmara (MDB) está reivindicando a perfuração de um poço artesiano para atender as demandas do Hospital e Maternidade do município de Novo Horizonte do Sul. A Indicação apresentada durante sessão plenária da ALEMS foi endereçada ao ministro Waldez Góes, da Integração e do Desenvolvimento Regional Waldez Góes, ao governador Eduardo Riedel, e ao diretor-presidente da Sanesul Renato Marcílio.
O deputado destaca que este é um pleito da Associação Beneficente de Novo Horizonte do Sul. “Recebemos esta demanda através do Ofício nº 170/2023, onde a diretoria da Associação pede nossa ação parlamentar visando a perfuração de um poço artesiano para atender as necessidades de funcionamento do Hospital e Maternidade Novo Horizonte do Sul. O objetivo principal, é reduzir os custos com o consumo de água no Hospital, promovendo uma maior sustentabilidade financeira e ambiental”, justifica Renato Câmara.
A Associação Beneficente de Novo Horizonte do Sul, fundada em 09 de março de 2002, é uma instituição filantrópica que mantém o Hospital e Maternidade Novo Horizonte. A entidade, detentora de título de utilidade pública municipal e estadual, atua como referência em atendimentos pelo SUS - Sistema Único de Saúde na região. De acordo com os levantamentos da entidade, a obtenção de um poço artesiano trará uma redução significativa nos gastos relacionados ao abastecimento de água na unidade hospitalar, possibilitando destinar esses recursos para melhorias na qualidade dos serviços oferecidos.
O município de Novo Horizonte do Sul, com aproximadamente 5.000 habitantes, enfrenta desafios financeiros, limitando os recursos disponíveis para a manutenção do hospital. Dessa forma, visando garantir a continuidade e aprimoramento dos serviços prestados à população, solicitamos a perfuração de um poço artesiano no local – reiterou o deputado durante a apresentação de sua Indicação.
A unidade hospitalar funciona 24 horas por dia, oferece diversos serviços à comunidade, incluindo atendimento ambulatorial, internações, partos, procedimentos cirúrgicos, exames laboratoriais e de imagem. Entretanto, as dificuldades financeiras enfrentadas pelo setor filantrópico limitam a capacidade de investimento em infraestrutura básica.
“Diante das informações que aqui expusemos, consideramos que a perfuração do poço artesiano representará uma solução criativa para superar as restrições financeiras, garantindo um abastecimento de água mais econômico e eficiente para o Hospital e Maternidade Novo Horizonte. Por isso, a importância da viabilização de parcerias institucionais entre o Governo do Estado e a União visando a viabilização dos recursos que garantam o atendimento desta reivindicação em prol das famílias de Novo Horizonte do Sul”, argumentou o vice-presidente da ALEMS, Renato Câmara.