Japoneses e seus descendentes foram homenageados durante a Sessão Solene de Outorga da Comenda do Mérito da Comunidade Japonesa “Terra do Sol Nascente” da Assembleia Legislativa. O evento, realizado na noite de quarta-feira, 28, também comemorou os 115 anos da imigração japonesa no Brasil e foi presidido pelo deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil).
Hashioka destacou as contribuições dos nipo-brasileiros para o desenvolvimento do Brasil e de Mato Grosso do Sul no contexto cultural, político e econômico, por meio de ações que fortalecem as relações entre os dois países. “Referência mundial em ciência, tecnologia e inovação, o Japão ocupa atualmente a posição de 4º maior parceiro comercial do Estado. E o histórico de cooperação, com especial atenção dedicada ao setor agrícola, vislumbra, com a Rota Bioceânica, consolidar o projeto de ampliação destas trocas comerciais, fortalecendo a integração econômica, social e cultural”, ressaltou.
O parlamentar, que é neto de japoneses, lembrou que Mato Grosso do Sul tem a terceira maior colônia de japoneses e descendentes do Brasil e a segunda de okinawanos. “Nosso Estado tem uma forte relação de amizade com o Japão. No caso da nossa capital, esse histórico de amizade teve início no ano de 1914, e essa parceria permanece até os dias atuais e está incorporada no dia a dia do sul-mato-grossense, com sua gastronomia, as manifestações culturais e atuação das associações”.
Em nome dos homenageados da noite, o médico cirurgião-plástico douradense Nélio Shigueru Kurimori comentou a chegada dos primeiros japoneses ao Brasil no dia 18 de junho de 1908. “781 imigrantes chegaram ao Porto de Santos no navio Kasato Maru, após mais de 50 dias em alto-mar. Outros navios trouxeram mais nipônicos para o País, como foi o caso dos meus pais. Os japoneses trabalharam arduamente, construíram famílias e foram galgando espaços e hoje celebramos os 115 anos de imigração com muita alegria, pois os brasileiros nos receberam de braços abertos”, apontou.
A sessão solene contou ainda com as apresentações culturais da dança okinawa, com a bailarina Akemi Soken, e a banda de taiko, além de um vídeo institucional elaborado pela TV Nikkei sobre a comunidade nipônica em Mato Grosso do Sul e a execução do Hino Nacional Japonês.
Constituída de Medalha e Diploma, a honraria foi entregue a 20 pessoas integrantes ou descendentes da comunidade japonesa e entidades que prestaram relevantes serviços à sociedade sul-mato-grossense. Os homenageados de Hashioka foram Nélio Shigueru Kurimori, Nilson Tamotsu Aguena, Nilton Kiyoshi Shirado, Marcos Paulo Tiguman, Angélica Hiromi Kato, Dirce Kimie Guenka, Shoji Shirota, Associação Cultural e Esportiva de Nova Andradina (Acena) e Escola Visconde de Cairu. Os outros agraciados pela comenda foram Luciany Shinobu Matsubara do Espírito Santo, Elza Kazue Aratani Marinho, Florindo Mituo Gondo, Helcio Kohagura, Tyusuke Oshiro, Gustavo Castro Ianase, Dirceu Deguti Vieira Filho, George Takimoto, Ronaldo Haruki Okita, Jorge Takeshi Otubo e Wilson Nobuyuki Igi.