O deputado Roberto Hashioka (União) apresentou nesta manhã (2), durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o
Projeto de Lei 65/2024, que institui, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul, o “Dia da Agricultura Irrigada”, a ser comemorado, anualmente, todo dia 15 de junho.
A data será incluída também no Calendário Oficial de Eventos do Estado. E o projeto segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). A data foi escolhida por ser próxima do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho.
“Também acompanha a Lei Federal 14.830, sancionada em 2024, que institui do Dia da Agricultura Irrigada. E coincide com o início do período de seca, em grande parte das regiões brasileiras, período em que a produção de alimentos é totalmente dependente da irrigação. A comemoração tem o objetivo de criar uma postura crítica e ativa em relação à importância da agricultura irrigada para a sustentabilidade na produção de alimentos e para o desenvolvimento e segurança alimentar, econômica e ambiental de Mato Grosso do Sul e do Brasil”, justifica o autor.